Club de
Marília
4 de Abril

Escola Viola comemora fechamento do ano

Postado em: 14 de Dezembro de 2016 por Rotary Club de Marília-4 de Abril

A equipe do Escola Viola, programa desenvolvido em parceria entre o Rotary Clube de Marília Quatro de Abril e o Rotary Clube de Marília de Dirceu, realizou, em 12 de dezembro, evento de confraternização para encerrar as atividades de 2016, e comemorar o sucesso do projeto nesse período.

O Projeto Escola Viola, idealizado pelos rotarianos Raul Cardoso, do Rotary Marília Quatro de Abril, e Gilberto Moraes, do Rotary Marília de Dirceu, com a proposta de ministrar aulas de viola a pessoas carentes, teve seu início em outubro de 2013, em uma chácara ao lado do Marília Country Clube.

A boa ideia e os bons propósitos foram acolhidos pelos dois clubes, que desenvolveram projetos de Subsídio Distrital e obtiveram recursos da Fundação Rotária para a aquisição de violas. Com o aumento da procura e a disponibilidade de violas, o programa cresceu e, em 2014, passou a funcionar em um espaço do quartel da Polícia Militar, com 20 alunos e 10 violas. Já em 2016, com nova aquisição de mais 13 violas pelos clubes rotários, o projeto atingiu a marca atual de 49 alunos e passou a funcionar na sede da APAE.

Com o tempo, o propósito inicial de ministrar aulas de viola a pessoas carentes se adaptou à demanda. Hoje o público do Escola Viola é formado por pessoas de 8 a 80 anos de idade, de classes sociais diversas, que têm em comum uma carência de ordem cultural, artística, social. Os responsáveis pelo programa receberam diversos relatos de melhoria no desempenho escolar, no relacionamento interpessoal e até em tratamentos de saúde, o que evidencia que os resultados vão muito além do aprendizado musical, indo ao encontro da proposta do Rotary, de estar sempre a serviço da humanidade.

Fotos

Reuniões Quintas-Feiras | 20:15
Rua 24 de Dezembro,1236 Cep: 17504-010