Club de
Marília
4 de Abril

Indústria 4.0 é tema de palestra no Rotary Marília 4 de Abril

Postado em: 02 de Agosto de 2019 por Rotary Club de Marília-4 de Abril

O Rotary Club de Marília 4 de Abril recebeu na noite de 01 de agosto, em reunião ordinária, a visita de seus associados honorários Ronaldo Sotrate Junior e Luiz Antonio Repetti. Ronaldo Sotrate, que é Diretor das Escolas SENAI de Marília e de Pompeia, fez para os associados presentes uma palestra com o tema Indústria 4.0, na qual abordou a atual onda de evolução tecnológica que vivemos.

Alguns saltos na evolução da tecnologia, como o surgimento da agricultura ou as primeiras revoluções industriais, são fatos marcantes na história humana, que provocam mudanças marcantes na sociedade e na vida das pessoas. O palestrante abordou o atual momento de acelerada evolução tecnológica que vivemos, que proporciona o acesso universal à informação, e as consequências que já se manifestam e outras que ainda estão por vir, em um futuro bastante próximo, alterando as relações entre as pessoas e as empresas e revolucionando todo o mercado de trabalho, fazendo surgir novas profissões, ao mesmo tempo que torna obsoletas profissões hoje tradicionais.

Sotrate mostrou aos associados do Rotary 4 de Abril que muitas das ações cotidianas já passaram por profundas transformações e que, muito brevemente, várias outras ações serão alcançadas pela Era do Conhecimento, a Quarta Revolução Industrial. Como exemplo, em alguns países do mundo consultas médicas ou jurídicas já podem ser feitas junto a sistemas automatizados e inteligentes e a produção de bens materiais cada vez mais está ao cargo de impressoras tridimensionais.

Para fazer frente a esse novo mundo que se abre, as relações entre as pessoas também precisarão passar por uma transformação, de forma a substituir o velho modelo hierarquizado, no qual o chefe manda, o subordinado faz e o chefe confere, e essa transformação deve começar na formação das pessoas. A escola precisa substituir a relação hierarquizada professor-aluno, que reproduz o modelo chefe-subordinado das empresas, e voltar sua ação ao desenvolvimento de competências, em substituição a um modelo ultrapassado de transmissão de conteúdo, pois na Era do Conhecimento o “conteúdo” já está à disposição de todos.

Para finalizar, Sotrate apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola SENAI de Pompéia, que se baseou em experiências de países altamente desenvolvidos, como Canadá, Alemanha e Finlândia, e transformou o método de ensino, obtendo excelentes resultados na formação de pessoas aptas a protagonizar a Era do Conhecimento.

Fotos

Reuniões Quintas-Feiras | 20:15
Rua 24 de Dezembro,1236 Cep: 17504-010